Empresas disponibilizam software de tecnologia assistiva e promovem a inclusão digital no Brasil

A Tok & Stok, maior rede de lojas de móveis e acessórios do país, a Estapar, líder no setor de estacionamentos na América Latina, e a Panvel, maior rede de farmácias do Sul do Brasil, estão oferecendo, desde fevereiro, o software eSSENTIAL Accessibility™ em seus sites. A ferramenta está disponível gratuitamente e tem o objetivo de facilitar a navegação de usuários com deficiência física à internet.

Na prática, funciona como uma cadeira de rodas virtual, auxiliando no controle do mouse, no uso do teclado e/ou na leitura na tela do computador. O download é feito uma única vez e permite que o internauta navegue em qualquer página da web. Pessoas com dificuldades de movimentação, deficiência visual moderada, dislexia, iliteracia e outros problemas que dificultam a leitura também podem ser beneficiadas.

Os softwares existentes no mercado para atender à demanda de pessoas com deficiência podem custar mais de R$ 15 mil. Ao oferecer o app gratuitamente, as empresas estão contribuindo para a inclusão da comunidade com deficiência, estão quebrando barreiras por meio da tecnologia e, ao mesmo tempo, estão prestando um serviço melhor aos seus clientes.

Desde janeiro de 2016, está em vigorar o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A nova legislação garante que a tecnologia assistiva maximize a autonomia, a mobilidade pessoal e a qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais. “As empresas já estão acompanhando a evolução do mercado de tecnologia assistiva. A nova lei chega para enriquecer e estimular este processo”, explica Aurélio Pimenta, diretor da eSSENTIAL Accessibility® no Brasil.

A expectativa da eSSENTIAL Accessibility® é ter 20 empresas utilizando seu programa no Brasil até final de 2016. O valor investido pela companhia no mercado brasileiro foi de R$ 200 mil.

Desde 2014, companhias como Renner, Magazine Luisa, BRF, Hering, Mastercard, 3M, Merck, Samsung e Grupo Educacional Cruzeiro do Sul oferecem o recurso gratuitamente a seus clientes e alunos. Em aproximadamente dois anos, mais de 200 mil pessoas já acessaram o site, e cerca de 20% destes usuários realizaram o download da ferramenta para utilização da solução em seus dispositivos.

Sobre a eSSENTIAL Accessibility®

A eSSENTIAL Accessibility foi fundada em 2008 em Toronto, Canada. Os fundadores da empresa, Simon Dermer e Spiro Papathanasakis, passaram anos trabalhando para as maiores organizações de assistência médica e reabilitação na América do Norte, o que os tornou atentos à escassez de tecnologias assistivas para pessoas com as mais variadas deficiências físicas.

A companhia, que tem mais de 120 empresas como clientes, atua nos EUA, Canadá, Austrália e Brasil e está começando a expandir sua presença em outros países do mercado da América Latina.

Em julho de 2015, a eSSENTIAL Accessibility ofereceu acessibilidade no website dos Jogos Pan-Americanos de 2015, evento realizado em Toronto.